Brasil é o país mais empreendedor do Brics, aponta estudo

22/11/2016 10:24

Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015 aponta que taxa de empreendedorismo inicial do Brasil é 8% maior do que da China.

empreendedorismo-brics

 

Segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, o Brasil é o país mais empreendedor entre os integrantes do Brics. O grupo é composto por Rússia, Índia, China e África do Sul, além de, é claro, Brasil.

O estudo, que é apoiado pelo Sebrae e realizado pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), mostrou que o país tem uma taxa de empreendedorismo inicial de 21%. A China, por sua vez, tem uma taxa de 13%, enquanto que Índia e África do Sul contam com 11% e 9%, respectivamente.

Os números também mostram que uma parcela significativa das novas empresas surgiu como reflexo da crise econômica do país. Em 2015, de cada 10 empreendimentos, quatro foram abertos por necessidade. Um ano antes, a média era de três em cada 10.

Reflexo do desemprego

“Muitas pessoas que ficaram sem ocupação viram no empreendedorismo a solução para seu sustento, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Para ele, mesmo com uma possível retomada na geração de empregos pelos pequenos negócios, 2016 será um ano marcado como aquele em que o empreendedorismo foi a solução para a geração de renda, e que deve crescer ainda mais.

“Acreditamos que esse número ainda apresente um incremento em 2016. Com o aumento do desemprego, mais pessoas procuram o empreendedorismo como forma de ganhar a vida”, argumenta.

Homens e mulheres empreendedoras

A pesquisa ainda serviu para mostrar que ambos os sexos possuem índices semelhantes de empreendedorismo. 21,7% dos homens e 20,3% das mulheres são ativos quanto às taxas específicas de empreendedorismo inicial.

 

Fonte: Diário do Comércio