Escapou da malha fina? Contribuinte já pode saber se sua declaração do IR foi aceita pelo leão

19/05/2016 07:43

Os contribuintes que fizeram a entrega do Imposto de Renda deste ano dentro do prazo (até 29 de abril) já podem verificar se caíram na malha fina por conta de pendências ou inconsistências. worried-30148_1280

Para isso, é preciso consultar o “extrato” do Imposto de Renda, disponível no site da Receita Federal no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). O acesso a esse extrato é feito mediante uso do código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou por meio de certificado digital emitido por autoridade habilitada. Veja aqui o passo a passo do extrato do Imposto de Renda.

Retificação

Após saber quais foram as inconsistências encontradas pela Receita na declaração do IR, o contribuinte pode elaborar e enviar ao Fisco uma declaração retificadora. Assim, quando a situação for resolvida, ele sairá da malha fina e sua restituição (caso tenha direito) será incluída nos lotes do Imposto de Renda.

Segundo afirma a Receita Federal, em 2015, após o fim do processamento dos lotes de restituição, em dezembro, ainda constavam no sistema 617.695 declarações retidas. “Em muitos desses casos, o próprio contribuinte poderia ter regularizado a sua pendência, o que evitaria tal situação”, garante o órgão.

Além disso, o Fisco havia informado, no final de abril, que 716 mil declarações de 2016 já estavam retidas na malha fina. Certamente, boa parte dessas declarações está retida em função da omissão de rendimentos – principal motivo de ocorrência na malha nos últimos anos. As inconsistências na declaração de despesas médicas vêm na sequência, como segundo fator que mais faz com que declarações caiam na malha fina.

 

Fonte: Blog Skill