Mesmo com juros mais baixos, restituição antecipada de IR deve ser usada com cautela

05/04/2016 07:43

A opção de restituição de Imposto de Renda antecipada, oferecida pelos bancos, pode representar uma boa alternativa para aqueles que realmente estão precisando de dinheiro rápido e têm segurança de que não vão se complicar criando dívidas com essas instituições. lion-head-1036452_1280

Tendo a certeza de que se trata de uma boa atitude, os contribuintes podem aproveitar que os juros cobrados para esse tipo de empréstimo estão abaixo da média do mercado. De acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), as taxas cobradas em 2016 giram em torno dos 3,5% ao mês. Essa porcentagem está bem abaixo dos 7,7% mensais cobrados em média no crédito bancário.

Apesar de atraente, essa alternativa deve ser usada com cuidado, segundo afirma o consultor, Erasmo Vieira. “A antecipação vale a pena para quem quer sair de uma dívida pior para outra mais barata, mas ela não é recomendada para o consumo, porque este é um dinheiro com o qual você ainda não conta”.

Outra dica é que os contribuintes façam o IR com o máximo de atenção possível, evitando assim que a declaração fique retida na malha fina e, consequentemente, não haja o recebimento da restituição. “Quem quer receber a restituição antes deve ter uma declaração perfeita e tirar todas as dúvidas que surjam com contadores e especialistas da área”, explica Vieira.

 

FONTE: BLOG SKILL