O que é DRE e para que serve?
No que diz respeito à vida financeira de um negócio, o DRE é um dos relatórios mais relevantes que um contador pode fazer para seu cliente. É a partir da Demonstração do Resultado do Exercício que é possível verificar a verdadeira situação de uma empresa e a capacidade que ela possui, independente de seu porte.
Elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, esse relatório contábil pode detalhar as operações financeiras feitas ao longo de um determinado período de interesse da empresa, demonstrando o resultado líquido, e levando em conta receitas, despesas e resultados dessas operações.
Por conta disso, esse relatório representa um importante instrumento para se tomar decisões e é usado por gestores, além de investidores, bancos e pelo próprio governo.
Orientações e estruturação
Segundo orienta a legislação brasileira, o DRE deve ser elaborado levando em conta o princípio do Regime de Competência, de maneira que tanto receitas quanto despesas sejam lançadas no período em que ocorreram, e não apenas quando recebidas ou pagas.
Já a Lei das Sociedades por Ações (nº 6.404/1976) defini, no artigo 187, a forma como as empresas devem discriminar a Demonstração do Resultado do Exercício, devendo conter portanto:
1) a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
2) a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos, e o lucro bruto;
3) as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
4) o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
5) o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
6) as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
7) o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
Fonte: Blog Skill