Rascunho do IR 2017 já está disponível para contribuinte que deseja adiantar declaração

05/05/2016 07:55

Todo ano acompanhamos a correria de milhões de brasileiros para entregar suas declarações de Imposto de Renda a tempo. Via de regra, uma boa parcela dos contribuintes acaba deixando para os últimos dias do prazo, fazendo com que as chances de, na pressa, declarar algo errado ou esquecer algum item sejam grandes. As consequências de um envio considerado incoerente aos olhos da Receita Federal, como todos bem sabem, é a malha finapencil-1209544_1920

Por conta disso, aquele que quiser adiantar o preenchimento de seu IR do ano que vem, já pode começar a reunir as informações necessárias, visto que a Receita liberou, desde segunda-feira (2/5) o rascunho da declaração de 2017.

É o terceiro ano seguido que essa possibilidade é oferecida, sendo que é a primeira vez que ela pode ser usada logo após o término do prazo da declaração anterior. Em 2014, a ferramenta foi lançada apenas em outubro, enquanto que em 2015 ela esteve disponível a partir de julho.

Como acessar?

Para usar o módulo de preenchimento, é necessário acessar a opção serviço Rascunho IRPF no site da Receita Federal. Da mesma forma que é feita com a declaração tradicional, o computador deve ter o aplicativo do IRPF. Assim, os dados enviados ficam armazenados no sistema da Receita e podem ser acessados de qualquer outra máquina ou dispositivo móvel que também tenha o aplicativo.

Assim que iniciado o prazo para entrega da declaração de 2017, basta importar as informações já salvas para o formulário regular.

Senha perdida

Outra medida tomada pela Receita Federal visa tornar mais fácil a recuperação da senha do contribuinte que fizer o rascunho. Caso o contribuinte esqueça sua senha, ele poderá recuperá-la com a ferramenta de pergunta-chave. Respondendo corretamente a questão, receberá a combinação para voltar a acessar os dados fiscais.

Além disso, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, afirmou que, a partir do próximo ano, não será mais necessário fazer o download do programa Receitanet para transmitir a declaração, sendo que o próprio programa gerador conterá a ferramenta para enviar o documento. Atualmente, é preciso baixar o programa preenchedor das declarações, além do Receitanet.

Outra melhoria prometida para 2017 é que, no caso de eventuais atualizações no programa do IR, o contribuinte não precisará baixar o programa preenchedor outra vez – as novas versões serão atualizadas automaticamente. Essa medida será tomada para evitar que alguns problemas vistos esse ano se repitam, como contribuintes que precisavam baixar versões mais recentes do programa e não sabiam.

 

Fonte: