Redes apostam em novos formatos de franquias para atrair empreendedores
Mesmo em um momento de crise financeira pelo qual o país passa, em que poucas pessoas têm dinheiro para investir, ainda há boas oportunidades para quem deseja empreender e abrir uma franquia. Isso porque as próprias redes, percebendo a situação atual do Brasil e se adequando a ela, têm investido em modelos diferentes de unidades e lojas.
Como exemplo, pode-se citar os food trucks e os estabelecimentos montados em contêineres, que levam vantagem sobre outros tipos de lojas por conta do menor investimento necessário e pelos menores gastos operacionais e de manutenção. No caso de um contêiner, por exemplo, o aluguel cobrado corresponde apenas ao terreno que ele ocupa, e não da área construída.
Um exemplo de rede que passou a adotar o contêiner é a Domino’s, rede de pizzarias. Esse formato, segundo conta o diretor da Domino’s Brasil, Edwin Júnior, faz com que o empreendedor economize consideravelmente. “O preço do aluguel chega a ser 50% mais barato, em comparação com uma loja de alvenaria”.
Atualmente a rede conta com três unidades nesse formato no país, e uma quarta inaugurada em julho, em João Pessoa, capital da Paraíba. Ainda projeta-se que, até o final do ano, outras três lojas do mesmo modelo estejam em funcionamento.
Ele também revela que, por conta desse custo menor, o retorno também é obtido mais rapidamente: enquanto uma loja normal o retorno acontece em 36 meses, em média, no contêiner são necessários 24 meses.
A rede de fast-food Habib’s é outra que planeja ganhar espaço por meio de modelo de franquias mais econômicas, lançando o Habib’s Select e o Quiosque Habib’s – ambos com investimento inicial abaixo da franquia tradicional. O primeiro requer um investimento de R$ 800 mil, enquanto que para o segundo tipo, são necessários R$ 175 mil.
Indo um pouco mais além, a DNA Natural, rede de fast-food especializada em comida saudável, apresentou três novos tipos, todos com valor de investimento inferior aos modelos que já possuía. Os três modelos de operação são o food truck e contêiner (investimento em torno de R$ 115 mil) e delivery (R$ 65 mil), pensados justamente para atender à demanda do investidor em um período de recessão econômica.
Com isso, o aporte inicial necessário está dentro do bolso do empreendedor, conforme explica a fundadora e diretora da DNA Natural, Jeane Moura. “Dos candidatos que temos recebido, em média 150 por mês, quase 80% deles têm até R$ 100 mil para investir“.
Desemprego
A rede de produtos naturais e orgânicos Mundo Verde também lançou um modelo de unidade menor, com investimento reduzido, e está testando outros tipos, conforme conta Saddy Nardino, diretor de expansão da rede. “Já estamos com um quiosque em operação, mas como teste. Dependendo do resultado, devemos começar a oferecer aos investidores”, relata.
Ele ainda opina que boa parte das pessoas que está buscando empreender no momento, toma essa iniciativa por conta de uma recente demissão. “Muitas pessoas que perdem o emprego, pegam a rescisão e querem investir em um negócio próprio, já que se recolocar no mercado é muito difícil”.
Para atingir esse público que está desempregado, mas que deseja investir em um negócio próprio, a rede de franquias Santo Bier, de Drink Trucks, deixou de cobrar para novos franqueados as taxas de franquia e os royalties mensais. Com isso, são cobrados apenas pelo treinamento e pelos produtos. “Estamos visando àquelas pessoas que, com a crise e desemprego, estão procurando investir em um negócio com baixo custo”, relata Raphael Lanfredi, fundador e diretor da companhia.
No caso da rede especializada na venda de bebidas, o investimento varia entre R$ 15 mil e 50 mil, além da aquisição do carro para a operação.
Fonte: Blog Skill